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CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

um presente desembrulhado

Faz tempo que as histórias ecoam entre os povos do planeta.

 

A arte milenar transmitida de pais para filhos é efetivamente uma forma muito gostosa de ensinar e aprender. Contar histórias é exalar o belo por meio de palavras e abrir espaço para o lúdico, o humor, o encanto e sentimentos que estruturam um indivíduo criador e que ocupa seu lugar no mundo.

 

Independente da idade, acender uma história proporciona recuperar a infância, fazer os olhos encontrarem algo no invisível, vibrar o medo, e como o mais sublime escultor, moldar a trajetória afetiva que redefini nossa imagem social diante daquilo que nos tornamos.

 

A criança se encanta com o possível e o impossível enquanto o adulto se encanta em vislumbrar um caminho que lhe devolva o sonho.


Contar histórias é um ato de carinho tal como dar um presente. E todos gostam de presentear e não há quem não goste de ser presenteado. As palavras lançadas de uma narração são beijos no rosto de quem as ouve.

 

O olho no olho, a voz direcionada ao narrar histórias são afagos que contribuem para a não atrofia da imaginação, essa que necessita ser cultivada tanto pelos pequenos como adultos. Essa arte milenar instiga imaginação, criatividade, oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade envolvendo o social e o afetivo, bem como, sugestiona ajuda para situações desafiadoras.

 

Como toda arte, a de “Contar História” também possui suas técnicas. A partir de exercícios que estimulam a criatividade e oralidade, orientações por meio de conversas, observações, pesquisas e demonstrações, experimentar diversas formas de trabalhar com a contação, enriquecendo demasiadamente uma prática de narrar. 


Há inúmeras formas de contar histórias, pode ser apresentada com objetos, sombras, cantada, rimada, mímicas, e assim vai... A intenção é orientar o aluno de maneira customizada.

 

É preciso descobrir especificidades que apontem e acendam um jeito ímpar de contar histórias. Não há uma “receita pronta”. Por meio de observações, conversas, prazeres e habilidades do educando, é identificado o que emerge. O desafio está em exalar esse belo de cada pequeno contador.

 

Para isso acontecer estamos desenvolvendo durante as aulas atividades práticas e teóricas para estimular o processo criativo e a desenvoltura do aluno, é importante capacitá-lo para analisar e identificar perfil, repertório cultural, interesses sociais, faixa etária dos ouvintes, a fim de contextualizar a narração, pesquisar histórias pertinentes. Identificar recursos materiais, formas de linguagem, modulações da voz, higiene vocal, respiração.

 

Identificar diferenças entre cenário e ambientação, considerando a situação proposta no texto, a fim de preparar espaço adequado à narração.

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